Buffer

Por que História da Física?
E, afinal, o que é Real?

Qual importância tem a Física, o que é e quando surgiu?

Para Piaget, toda criança revive a História da Física ao longo do seu aprendizado, sem se dar conta.

A Fisica é interessante porque é feita por pessoas e tem uma História.

Veja aqui como a Física fica muito mais interessante quando se vai buscar a sua história, de onde as coisas vêm.


Física é Massa!

Aqui você vai ver que Teorias Científicas não podem ser provadas e tornam-se obsoletas. E que, por outro lado, as leis físicas não têm que ser cumpridas.

Saiba que a Física não explica tudo e não pode garantir que o Sol vai nascer amanhã. Que a Ciência não é assim tão objetiva. Que 'O método científico' é uma falácia.

Saiba também que muitas figuras em livros didáticos de Física têm graves erros conceituais.

O RPG A saga da Física
O RPG A saga da Física pretende ser uma estratégia didática que propicie aos estudantes a oportunidade de imergir nos personagens históricos e problematizar o seu olhar em relação à História da Física.
Tom Hanks vai ao LHC
O intérprete do professor de simbologia de Harvard do filme Anjos e Demônios apertou o botão que religou o gigantesco acelerador de partículas LHC do CERN.
vídeo Caminhão Virtual
É assim a obra 'Materialista', do mexicano Damián Ortega, com os pedaços de um caminhão. Mas nossa mente articula as peças e 'completa' os espaços vazios na idéia do caminhão, de acordo com a Gestalt.
Tecnologia e percepção
Kerckhove, pesquisador em Neurociência e em Psicologia, propôs este desafio para demonstrar essa relação, lembrando que a escrita também é uma tecnologia de comunicação e informação.
Realidade, percepção e convicção
O que é Realidade? Temos uma percepção da Realidade? Vemos as coisas como elas realmente são? Eu acredito que não! Acredito que é uma questão de convicção, não de percepção!
O Currículo OcultoO Currículo Oculto
Apesar de todas as reformas, nosso sistema educacional ainda reflete o mundo industrial para o qual foi concebido e inclui um currículo oculto: preparação para o trabalho repetitivo na indústria.
O Jogo de ElêusisO Jogo de Elêusis
Este jogo é, por vezes, considerado uma analogia ao método científico. Os jogadores tentam descobrir a regra secreta, usando raciocínio indutivo, formulando hipóteses e testando-as a cada descarte.
Reconhecimento de padrõesReconhecimento de padrões
Consegue identificar padrões nesta figura? Imagina o que pode ser? A teoria da Gestalt diz que o ser humano tem uma enorme capacidade de reconhecimento de padrões. Descubra aqui o que é. Surpresa!
página 'Etnomatemática e Etnofísica'Etnomatemática e Etnofísica
A Matemática e a Física são vivas porque também são cultura!
O Prêmio Nobel de Física.
Perfis conceituaisPerfil Conceitual
Conceitos físicos tais como 'força', 'energia' e 'massa' passaram por uma longa evolução histórica. O Perfil Conceitual analisa a coexistência de concepções prévias e científicas no mesmo indivíduo.
Frases divertidas na História da CiênciaFrases Divertidas na História da Física
Frases divertidas, que talvez não devessem ter sido ditas, mas que comprovam que é muito difícil fazer previsões, especialmente sobre o futuro. Einstein, Kelvin, Edison, Churchill, Bill Gates, etc.
Espelhos de ArquimedesOs Espelhos de Arquimedes
Em setembro de 2008, estudantes de engenharia do M.I.T. recriaram o lendário sistema de espelhos de Arquimedes que ele teria usado para incendiar os navios que sitiavam Siracusa. Voluntários?
Os 50 anos do SputnikOs 50 anos do Sputnik
Em 4 de outubro de 2007 fez 50 anos que foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite artificial terrestre. Isso ocorreu em 1957, ano de profundas mudanças políticas, sociais e culturais mundiais. (mensagem enviada à lista da Física da Ulbra, em 4 de outubro de 2007)

Veja aqui minha aula sobre Porque História da Ciência?

Veja aqui minha aula sobre As Origens da Ciência


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 29 Mar. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos