Buffer

História da Física
Perfil Conceitual

Perfil conceitualConceitos físicos, tais como massa, força, luz, eletricidade, etc. apesar de quotidianos, não são simples. Ao contrário, eles têm uma longa evolução histórica, ontológica e epistemológica.

Tendo em conta a História da Física, o modelo de Perfil Conceitual (MORTIMER, 1995, 1996) permite estudar a coexistência de diferentes visões da realidade, do senso comum ao científico.

Os livros-texto e as aulas costumam apresentar os conceitos físicos de forma muito abstrata e, muitas vezes, até mesmo, cientificamente incorreta (JAMMER, 1961).

Esquecem que é preciso levar em consideração que os conceitos em ciência passaram, em sua grande maioria, por um longo processo de “depuração histórica”, à medida que as ciências se desenvolviam.

Parecem ignorar que palavras tais como 'força', 'energia', 'massa', etc., que no uso diário estão carregadas de metáforas, estão sendo retiradas do seu contexto comum e recebendo um significado técnico altamente sofisticado.

Assim, os estudantes em sala de aula não são conscientizados ou sensibilizados para essas mudanças semânticas e são submetidos a concepções cientificas de alto grau de abstração.

Como resultado, os estudantes continuam a trazer para sala de aula os vagos significados metafóricos do uso quotidiano que atribuem a esses termos, configurando-se em obstáculos de ordens epistemológica e ontológica.

Décadas de estudos, análises e propostas de modelos para uma mudança conceitual mostraram que essas concepções prévias fazem parte do processo cognitivo do indivíduo. São fortemente resistentes, independentemente de qualquer esforço para sua evolução (DRIVER, 1989), coexistindo simultaneamente com as concepções científicas.

As diferentes interpretações da realidade compõem-se em zonas, lado a lado no Perfil Conceitual, com características epistemológicas e ontológicas distintas.

As zonas correspondem a categorias de análise com poder explanatório sucessivamente crescente, num arranjo gráfico, qualitativo, em que a maior ou menor altura de cada zona nesse gráfico representa a maior ou menor presença dessa maneira de ver no pensamento do indivíduo.

O perfil será diferente para cada indivíduo porque embora as categorias sejam as mesmas para cada conceito, ele será fortemente influenciado pelas experiências distintas de cada um.

Veja também Perfil Conceitual na Wikipédia.

Veja abaixo exemplos de perfil conceitual para os conceitos de 


Perfis Conceituais estudados por este grupo:

artigo Perfil Conceitual de EnergiaO Conceito de Energia na Física – Evolução Histórica e Perfil Conceitual. (Aline Cesar Druzian) Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, 2009. O objetivo deste trabalho é determinar categorias de um Perfil Conceitual do conceito de Energia em Física, para melhor compreender a coexistência das concepções alternativas e das concepções científicas durante o processo ensino-aprendizagem.
artigo Perfil Conceitual de FraçãoSobre a Formação do Conceito de Fração numa Perspectiva Histórico-Crítica do Ponto de Vista Psicogenético Piagetiano. (com Semíramis Coelho da Silva Guabiraba) Apresentado no IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas-RS, 2007. Este trabalho visa analisar o desenvolvimento histórico-psicogenético do conceito de fração, construir seu perfil conceitual e sugerir formas de tornar seu ensino-aprendizagem mais satisfatório.
Frações com Simulações ComputacionaisEvolução Conceitual em Frações com o uso de Simulações Computacionais. (com Priscila Gabriele Petry) Apresentado no IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas-RS, 2007. Este estudo traz uma relação de algumas concepções alternativas em frações, a descrição de applets (simulações computacionais) que trabalham conceitos fracionários e seu uso para evolução conceitual.
VisãoUma Proposta de Perfil Conceitual para os Conceitos de Luz e Visão. (com Aline Cesar Druzian e Tane Radé) Apresentado no VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, Florianópolis, SC, 28 de novembro a 2 de dezembro de 20007. Bauru, SP: ABRAPEC, 2007. O objetivo deste trabalho é construir o perfil conceitual de luz e visão através da Matriz Epistemológica para compreender a coexistência de suas várias concepções durante seu ensino-aprendizagem.
Perfil Conceitual de ForçaUma Proposta de Perfil Conceitual para o Conceito de Força. (com Tane Radé) Apresentado no V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, Bauru, SP, 28 de novembro a 2 de dezembro de 20005. Bauru, SP : ABRAPEC, 2005. O objetivo deste trabalho é construir o perfil conceitual de força pela análise da Matriz Epistemológica para compreender a coexistência de suas várias concepções durante seu ensino-aprendizagem.
Perfil Conceitual de MassaUma Proposta de Perfil Conceitual para o Conceito de Massa. Apresentado no IX EPEF - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG, SBF, 26 a 29 de Outubro de 2004, São Paulo : SBF-Sociedade Brasileira de Física, 2005. Neste trabalho, identificamos as categorias do perfil conceitual de conceito de massa, através da análise histórico-crítica e psicogenética de Piaget & Garcia e construímos um teste para validá-las.
SputnikA folha seca, a pedra, a maçã e o Sputnik: Algumas considerações sobre a Psicogênese do conceito de Massa. Acta Scientiae (ULBRA), Canoas, RS, v. 7, n. 2, p. 7-22, 2005. Comunicação apresentada no Congresso Internacional comemorativo do Centenário de Jean Piaget, Instituto Piaget, Almada, Portugal, 19 a 23 de Novembro de 1996. Apresentamos observações referentes à psicogênese dos conceitos de massa e peso, de Aristóteles a Newton, uma comparação à elaboração desses conceitos pela criança. e algumas implicações pedagógicas.

Voltar a História da Física.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 4 Aug. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!