Buffer

História da Física
Os espelhos de Arquimedes

espelhos de ArquimedesEm setembro de 2008, estudantes de engenharia do M.I.T. vão recriar o lendário sistema de espelhos de Arquimedes que ele teria usado para incendiar os navios que sitiavam Siracusa. Voluntários?

Luciano, historiador do 2º século d.C., relata em sua obra Hippias que, durante a Segunda guerra Púnica, o brilhante Arquimedes, aquele sábio grego que ficou famoso por seu grito 'Eureka', teria tido papel fundamental na defesa de sua Siracusa contra os poderosos exército e marinha romanos, que só a conquistaram em 212 a.C., após três anos de sítio. Para isso, teria inventado várias armas de guerra, incluindo catapultas, a terrível 'Mão de Ferro', um 'Canhão a Vapor' e aquilo que ficou conhecido como o 'Raio da Morte' ou 'Raio de Calor' de Arquimedes.

Ao longo da história, vários historiadores e cientistas divergiram quanto à viabilidade do episódio do incêndio dos navios com os meios de que ele dispunha à época. Kepler, Naudeus e Descartes rejeitaram-no como falso, enquanto Diodorus Siculus, Luciano, Dion, Zonaras, Galeno, Anthemius de Tralles, Eustathias, Tzetzes e outros afirmaram que era verdadeiro.

Tzetzes afirmava que o sistema era formado por vários pequenos espelhos planos quadrados que podiam ser apontados de forma a convergir para um ponto, como uma lente convergente ou um espelho parabólico, do tipo usado em fornos solares, sendo assim capaz de reduzir a cinzas um navio que estivesse à distância de um tiro de flecha.

Em 2004, Adam Savage e Jamie Hyneman, os Caçadores de Mitos do Discovery Channel, não conseguiram reproduzir o feito de Arquimedes e rotularam toda a história de lenda.

Espelhos de ArquimedesEm outubro de 2005, os estudantes, como exercício de modelagem em uma aula, concluíram pela viabilidade técnica da idéia de Arquimedes. Em seguida, realizaram um teste prático com 127 espelhos, que apareceu até na televisão, no programa dos Caçadores de Mitos. Eles conseguiram fazer um modelo de navio fumegar, mas não incendiá-lo. Veja aqui as fotos e uma descrição.

No entanto, ainda assim, os Caçadores considerarm o episódio lendário pois foram necessárias condições excepcionais, tais como um céu perfeitamente limpo, o que talvez fosse muito mais comum na Magna Grécia do que em São Francisco, e que o navio ficasse parado por pelo menos 10 minutos, o que também é razoável se considerarmos que faziam um cerco à cidade e, além disso, diz a história que mantinham-se extremamente cautelosos, apavorados com as outras traquitanas de Arquimedes que viam por sobre os muros de Siracusa.

Agora, os Caçadores de Mitos estão selecionando 300 voluntários para uma terceira tentativa em São Francisco em setembro deste ano. Alguém aí se candidata?


Veja mais sobre As Criações Bélicas de Arquimedes na Wikipédia.

Veja aqui minha aula sobre A Física na Grécia.


Voltar a Experimentos de Física.


Voltar a História da Física.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 7 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!