Buffer

artigo
A Utilização da História da Física
como Metodologia de Trabalho

A Utilização da História da Física como Metodologia de TrabalhoA Utilização da História da Física como Metodologia de Trabalho. (com Valéria Rodrigues Graça Butland) Apresentado no XVI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro, RJ, 2005.

Resumo
O objetivo central deste trabalho é verificar a eficácia da metodologia baseada na história da Física na melhoria do aprendizado e promover a evolução conceitual dos alunos pelo reconhecimento de suas próprias concepções alternativas e obstáculos epistemológicos e sua identificação com os que os próprios cientistas possuíram nas diferentes fases da história da Física. A nossa pesquisa será feita com alunos do primeiro ano do ensino médio em uma turma experimental, onde a pesquisadora aplicará a metodologia histórica. Seguindo a metodologia da Pesquisa (DEMO, 2002), os alunos efetuarão pesquisas históricas sobre os três pensadores que Piaget e Garcia (1987) identificam com os três períodos em estudo – Aristóteles, Buridan e Newton. Em sala de aula, serão promovidas discussões entre os alunos, de forma a destacar os preconceitos e os obstáculos epistemológicos que tiveram de ser superados, permitindo ao aluno reconhecer reflexos das suas próprias concepções alternativas. Os trabalhos resultantes das pesquisas dos alunos, bem como as respostas a uma ou duas perguntas conceituais apresentadas ao final de cada aula serão analisadas textualmente visando avaliar a evolução conceitual dos alunos. Ao final do semestre será aplicada uma adaptação do Force Concept Inventory para verificar se houve a pretendida evolução conceitual.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 2000.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Editora Autores Associados, 2002. Disponível aqui.
  • HESTENES, David; WELLS, Malcolm; SWACKHAMER, Gregg. Force Concept Inventory. The Physics Teacher, vol. 30, n. 3, p. 141-158, mar./1992.
  • MOREIRA, Marco Antonio & GRECA, Ileana M. Cambio Conceptual: análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría de aprendizaje significativo. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 301-315, 2003. Disponível aqui.
  • PIAGET, Jean & GARCIA, Rolando. Psicogénese e História das Ciências, Lisboa: Dom Quixote, 1987.
  • SANTOS, Renato P. dos. Quando um Paradoxo não Causa Surpresa…, Educação e Matemática, Lisboa: APM, n. 59, pp. 26-27,30, set.-out./2000. Disponível aqui
  • SANTOS, Renato P. dos. Uma Experiência de Ensino da Psicogênese do Pensamento Físico para Professores do Ensino Fundamental em Portugal. Acta Scientiae. Canoas: ULBRA, vol. 5, n. 2, pp. 29-40, jul-dez./2003. Disponível aqui.

Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 7 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!