[an error occurred while processing this directive]

Livro
O Choque do Futuro,
de Alvin Toffler

livro O Choque do FuturoO Choque do Futuro. Alvin Toffler. (Bantan Books, 1970) Lisboa : Edição Livros do Brasil, 1970, 535 páginas.

Impressionante, este livro:

"O homem tem uma capacidade biológica limitada para mudança. Quando essa capacidade é ultrapassada, ele entra em choque com o futuro"

Este livro foi escrito há quase 40 anos mas continua válido, oferecendo uma explicação razoável para muitos conflitos que observamos e vivenciamos hoje.

O 'choque do futuro' não é um conceito abstrato que apenas afete as grandes empresas ou preocupe os governos dos países. É uma coisa real, uma doença autêntica, um estado psicobiológico que pode ser descrito e diagnosticado em termos médicos e psiquiátricos,  e que acomete milhões de pessoas, com efeitos visíveis e graves. (p. 8)

O conflito previsto não é entre o capitalismo e o comunismo, entre o liberalismo e o socialismo, ou mesmo entre o Oriente e o Ocidente, mas entre o futuro e o passado, entre o progressista e o retrógrado, entre a inovação e a tradição.

As saídas possíveis ao conflito são a inovação, o beneficiar-se dos aspectos positivos da mudança, e a sua negação, a resistência (inútil) à mudança.

Neste livro, Toffler destaca também o modelo de ensino industrial que se mantém até hoje, construído para "reunir multidões de estudantes (matéria-prima) destinados a ser processados por professores (operários) numa escola central (fábrica)" (p. 393). Em seu livro 'A Terceira Onda', Toffler o denominará de Currículo Oculto.

[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]