Buffer

artigo
A Essência da Matemática
na Prática dos Produtores Rurais

artigo Etnomatemática dos Produtores RuraisA Essência da Matemática na Prática dos Produtores Rurais : Um Estudo Etnomatemático. (com Maria Elene Mallmann). Apresentado no III CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, RS, 2005.

Resumo
O propósito desta pesquisa é desvelar como pessoas adultas pouco escolarizadas pensam e solucionam problemas matemáticos presentes em suas vidas e em seus diferentes contextos, a partir de seus saberes não-formais. Necessita-se compreender eventos e situações vivenciadas por essas pessoas com pouca escolaridade para que possamos possibilitar a instauração de novas propostas para o ensino de Matemática. Sendo assim, contribuir com a literatura no campo da Educação Matemática de Jovens e de Adultos. No decorrer de um semestre, a partir de visitas nas residências de produtores rurais em diversas localidades da região do Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, a coleta de dados foi realizada. Tem como sujeitos dezesseis pessoas trabalhadoras com pouca escolaridade. Esta pesquisa tem como marco teórico a Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. A modalidade da pesquisa ancora-se na perspectiva qualitativa com abordagem fenomenológico-hermenêutica. A pesquisadora tem a preocupação de socializar a intenção da pesquisa e de buscar por supostas contribuições que possam enriquecer o trabalho. Este estudo é interessante como forma de buscar idéias para o ensino de Matemática no que diz respeito à Educação de Jovens e de Adultos.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • ABREU, Guida Maria Correu Pinto de. Mathématiques paysannes. La Recherche Spécial, Paris, v. 26, n. 278, p. 800-802, juillet-aoút 1995.
  • CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matemático da prática e o escolar. Campinas: UNICAMP, 1995. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1995.
  • D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
  • D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.
  • DANYLUK, Ocsana Sônia. (Org.). Alfabetização de adultos: ampliando horizontes de conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2001.
  • DIENES, Zoltan Paul; JEEVES, Malcolm. O pensamento em estruturas. Trad. Maria Pia Brito de Macedo Charlier e René François Joseph Charlier. São Paulo: EPU, 1974.
  • DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • GRANDO, Neiva Ignês. A matemática na agricultura e na escola. Recife: UFPE, 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade Federal de Pernambuco, 1988.
  • KNIJNIK, Gelsa. Educação matemática: exclusão e resistência e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José de. (Orgs.) Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
  • MACHADO, Ozeneide Venâncio de Mello. Pesquisa qualitativa: modalidade fenômeno situado. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPOSITO, Vitória Helena Cunha. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: Unimep, 1994. p. 35-46.

Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 7 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!