Buffer

Piada de Matemática
A Evolução do Ensino de Matemática

Ensino de 1960
Um camponês vende um saco de batatas por 100 Reais. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda. Qual é o seu lucro?

Ensino tradicional de 1970
Um camponês vende um saco de batatas por 100 Reais. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda, ou seja, 80 Reais. Qual é o seu lucro?

Ensino moderno de 1970
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é igual a 100 e cada elemento de M vale um Real. Desenha 100 pontos que representem os elementos do conjunto M. O conjunto C dos custos de produção compreende menos 20 pontos que o conjunto M. Representa o conjunto C como um subconjunto M e responde à seguinte pergunta: Qual é o cardinal do conjunto L? (Escreva-o a vermelho).

Ensino renovado de 1980
Um agricultor vende um saco de batatas por 100 Reais. Os custos de produção elevam-se a 80 Reais e o lucro é de 20 Reais. Trabalho a realizar: sublinha a palavra «batatas» e discute-a com teu colega de classe.

Ensino reformado de 1990
Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 Reais num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.

NOTA: Se achou graça no texto acima, saiba que a situação actual é real e não tem graça alguma. Leia Mathematically Correct.


Voltar a Piadas de Matemática.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Nov. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos