Buffer

Piada de Física
Descoberta a causa do aquecimento global!

gráfico do número aproximado de piratas versus a temperatura média global nos últimos 200 anos

Um estudo recente demonstrou a existência de uma relação estatisticamente significativa entre o aumento da temperatura global a redução do número de piratas desde 1800.

Por favor, não me entenda mal!

Quem me conhece, sabe que eu procuro ter um olhar crítico e divertido sobre todas as "Verdades".

Eu decididamente não estou dando aqui o meu apoio ao divertido movimento conhecido como "Igreja do Monstro do Espaguete Voador", também conhecida como "Pastafarianismo".

Mas também não apoio, é claro, tendências que reprimam o Ensino de Ciências que veem se levantando um pouco por todo lado mas, talvez, principalmente nos EUA, possivelmente movidas por lobbies de todo o tipo.

Por isso, não tive pejo em mencionar aqui o gráfico acima, incluido numa "Carta aberta" que esse movimento encaminhou à Secretaria de Educação do Estado de Kansas, nos EUA, por causa de uma votação sobre o ensino de teorias alternativas da Evolução nas aulas de Ciências, dentre as quais, a conhecida como "Teoria do Design Inteligente".

Não vou me atrever a falar sobre esta teoria nem sobre a Teoria da Evolução por me faltar competência. Sou Físico, não Biólogo! Tenho que ter consciência do muito que não sei.

Mas me preocupo com muitos ataques ao Criacionismo, ao Design Inteligente, e a tantas outras alternativas, não pela sua eventual validade, mas pelo tom dogmático dos atacantes evolucionistas, exigindo que seja a única versão a ser ensinada em sala de aula, com o argumento de que é a única científica, afirmação suportada por "esmagadora quantidade de provas científicas".

O famoso paradoxo do corvo, de Hempel, e o conceito de Falseabilidade, de Popper, já nos deviam ter ensinado que quantidades de evidências (não há essa coisa de "provas") científicas, por mais "esmagadoras" que sejam, não "provam" nada! (Veja aqui minha aula sobre o Pós-Positivismo)

Depois que vários evolucionistas, incluindo Richard Dawkins, o conhecido "rottweiler de Darwin" e autor do incensado livro "Deus, um Delírio", afirmaram que o Evolucionismo "não é falsificável", no sentido popperiano, acho que ainda prefiro espantar os dogmatismos de todos os tipos (incluindo os dos maus cientistas) e abrir a sala de aula para discutir "o que é Ciência?".

Que venham a Evolução, o Criacionismo, o Design Inteligente, Espaguetes Voadores e até os piratas, se quiserem!


Voltar a Piadas de Física.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 9 Jun. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!