Saiu o título do novo filme de Bond, James Bond, o famoso 007. E vai nos incomodar. Pelo menos a mim incomoda.
Se eu fosse um crítico pós-moderno de cinema, poderia, talvez, lembrar o papel ambíguo do agente do bem que faz o mal, quanticamente ambíguo como a onda/partícula. Que segue impulsos individuais durante uma missão em nome de um coletivo. Ou que os pensamentos de mágoa em sua mente tem efeitos concretos na matéria do mundo, tal como 'explica' a Mecânica Quântica.
Mas, na verdade, segundo o site Omelete , esse é o nome original de um conto do criador do personagem, Ian Fleming, que foi incluída na coletânea de contos For Your Eyes Only, lançada em 1960. Se bem que o enredo desse conto não tem nada a ver com a trama do filme. Vale lembrar que 'Quantum' é o nome da organização terrorista que o 007 já combatera no filme anterior, 'Cassino Royale'. Ela substitui a soviética SMERSH (СМЕРШ) dos filmes anteriores.
Por outro lado, 'Solace', significa apoio, consolo, para alguém que está desesperado, sofrendo, como está o Bond, depois que a Quantum causou a morte da sua amada Vesper Lynd no filme anterior.
O título, então, é um trocadilho que resume a trama na qual ele procura um pouquinho (um quantum) de alívio, através da vingança, claro, destruindo a Quantum.
Depois dessa, me passem aí um Martini (mexido, não batido, por favor), que eu mereço!
Veja aqui minha aula sobre História da Física Quântica
Voltar a Física Quântica.
Voltar ao começo desta página
Voltar à página principal de Física Interessante