Esqueceu sua bússola e precisa se orientar no campo? Olhe uma vaca ou um cabrito pastando: a cabeça estará apontando para o Norte magnético!
Os fazendeiros observam, já há muito tempo, que rebanhos de vacas ou carneiros pastam ou repousam praticamentes todos alinhados na mesma direção.
Isso pode se explicar facilmente, considerando que esses animais procuram um alinhamento ótimo para sua termoregulação, seja paralelo à direção dos ventos fortes para reduzir seus efeitos ou perpendicular aos raios do Sol em dias frios para aumentar sua área de exposição, etc.
No entanto, a mesma preferência é observada também em dias sem vento e com temperatura mediana, fenômeno que não tinha uma explicação até agora.
Sabine Begall, bióloga da Universidade de Duisburg-Essen, em Essen, na Alemanha, estudou imagens de satélite do Google Earth contendo 8,5 mil vacas pastando ou descansando em 308 rebanhos ao redor do mundo e 2,9 mil cabritos selvagens naquelas condições tranquilas.
Sua conclusão, publicada na edição de 9 de Setembro de 2008 dos Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, foi de que, de forma muito significativa, os animais alinham-se no eixo norte-sul do campo magnético local!
Isto me lembra o estudo de 1981 feito pelo grupo de Biomoléculas e Biominerais, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em que identificaram bactérias que usam o campo magnético para se orientar. Estudaram este fenômeno também em formigas, abelhas e cupins.
Veja aqui o artigo completo e aqui a página do grupo do CBPF. Acesso: 26 ago. 2008.
Referências
BEGALL, Sabine et al. Magnetic alignment in grazing and resting cattle and deer. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 105, n. 36, p. 13451–13455, 9 set. 2008.
Voltar a Física Eletromagnetismo.
Voltar ao começo desta página
Voltar à página principal de Física Interessante