Buffer

Experimento de Física
A água pode explodir no microondas?

Esta mensagem foi-me enviada por vários amigos preocupados. Talvez também a tenha recebido e ficado assustado pensando: mas afinal a água pode mesmo explodir no microondas?

AQUECENDO ÁGUA NO FORNO DE MICROONDAS

Há cinco dias atrás meu filho de 26 anos decidiu beber uma xícara de café instantâneo. Ele pegou uma xícara de água e a colocou num microondas para esquentá-la (algo que já tinha feito inúmeras vezes antes). Não sei para quanto tempo ele ajustou o equipamento, mas ele me disse que queria que a água fervesse. Quando o tempo expirou, ele retirou a xícara do forno. Quando ele olhou para a xícara, notou que a água não estava fervendo, mas de repente a água "espirrou" em seu rosto. A xícara ficou intacta até o momento em que ele a atirou para longe, mas toda a água bateu em seu rosto, devido à energia concentrada. Seu rosto ficou todo chamuscado e com queimaduras de 1o e 2o graus, que podem lhe deixar com cicatrizes. Ele também pode vir a perder uma parte do seu olho esquerdo. Enquanto isso, no hospital o médico que o atendeu nos disse que esse acidente é bastante comum e que água (sozinha) não deve jamais ser esquentada no forno de microondas. Se água for ser esquentada desta forma, alguma coisa deve ser colocada na xícara para difundir a energia, como um palito de madeira, um saquinho de chá, etc. "

Se observar água sendo aquecida no fogo, ver-se-á a formação de pequenas bolhas iniciais de vapor antes da ebulição propriamente dita. E notar-se-á que essas pequenas bolhas formam-se a partir de irregularidades da superfície do recipiente.

Porém, como se sabe, ao contrário de um forno convencional onde os alimentos são aquecidos de fora para dentro, as microondas são focalizadas no centro do forno e o alimento aquece de dentro para fora.

Desta forma, num líquido aquecido por muito tempo num forno de microondas pode acontecer de a parte do centro estar a uma temperatura ligeiramente superior aos 100ºC da ebulição da água sem que se transforme em vapor. Esse fenômeno é chamado de superaquecimento. Qualquer perturbação na água superaquecida, tal como movimentar o recipiente ou introduzir uma saqueta de chá, vai levá-la à brusca passagem ao estado de vapor. Se a água tiver estado muito tempo a aquecer no microondas, grande parte dela pode passar a vapor, de forma explosiva, podendo causar queimaduras.

Veja este vídeo


Isto significa que o conteúdo da mensagem é verdadeiro? Não exatamente. A maioria dos microondas atuais têm um prato giratório; a vibração causada por esse movimento é suficiente para que a água não chegue a superaquecer. Da mesma forma, com a trepidação de abrir a porta do microondas. Isto quer dizer que é altamente improvável que o jovem tivesse conseguido retirar a chávena do microondas e olhar para ela antes dela entrar em ebulição. Já ouvi falar de uma pessoa que se divertia a fazer esta demonstração para os amigos, mas tinha de tomar vários cuidados para retirar a chávena do forno sem causar a menor perturbação.

Assim, o acidente descrito acima é possível mas somente em circunstâncias muito especiais, e por isso, muito raro, o que é confirmado por Louis Bloomfield, autor do famoso livro "Como as Coisas Funcionam" e do site com o mesmo nome. David Emery, do site About.com, realizou uma pesquisa em bases de dados de revistas médicas e encontrou muitas referências a queimaduras das mais estranhas formas mas nenhuma por água superaquecida por microondas. Isto contraria a parte da mensagem acima em que o médico do hospital diz que "esse acidente é bastante comum".

De qualquer forma, os fabricantes recomendam que quaisquer alimentos e líquidos aquecidos em fornos de microondas sejam deixados por vários segundos antes de serem tocados por forma a homogeneizar a temperatura - o que na mensagem é referido como 'difundir a energia'. Exatamente com esse objetivo, os fornos mais modernos mantém o prato em rotação por algum tempo mesmo depois de terminado o aquecimento.

Também é boa precaução, quando se quiser aquecer água ou outro líquido qualquer, ter dentro do recipiente uma saqueta de chá ou um misturador ou palito de madeira - plásticos aquecidos no microondas podem libertar substâncias cancerígenas ou tóxicas.

Conclusão
Embora tenha todos os sinais de mais um rumor na Internet (a tragédia aconteceu com o filho do autor da mensagem, os nomes dos médicos ou do hospital e mesmo do local onde teria ocorrido são omitidos, etc.) a situação retratada é possível, embora muito improvável. E serve de alerta para que tenhamos os devidos cuidados na utilização do microondas, como, aliás, devemos ter com qualquer eletrodoméstico.


Veja também o excelente artigo do meu amigo Fernando Lang da Silveira, professor da UFRGS.


Voltar a Experimentos de Física.


Voltar a Física Eletromagnetismo.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 7 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!