artigo
Novas Realidades e Tecnologias no Ensino de Física
Novas
Realidades e Tecnologias no Ensino de Física. dos SANTOS,
Renato P.; ZORZAL, Ezequiel Roberto; CARDOSO, Alexandre.
Ciências
Humanas e Sociais em Revista, Rio de Janeiro, v. 32, p.
101-110, jan. 2010.
Resumo
Novas realidades no ensino de física. Neste trabalho,
discutem-se três
possibilidades de inovaçãono Ensino de
Física, baseadas em tecnologias
e em estratégias disponíveis. Inicialmente,
abordase
uma experiência de inverter a tendência dos
estudantes de, meramente,
copiarem e colarem
o material, que está pronto na Internet (download), durante
a produção
de textos, para que eles
acrescentem (upload) um material novo, disponibilizando tal
conhecimento, que será coletivizado,
através do seu registro na Wikipédia. Em seguida,
apresenta-se uma
proposta de estratégia
computacional para o desenvolvimento de
aplicações adaptativas de
visualização de informação
por meio de recursos computacionais com Realidade Aumentada, as quais
permitem converter
dados e apresentá-los, visualmente, ao usuário
por meio de imagens ou
de outros estímulos
sensoriais, especialmente em ambientes imersivos, para
reforçar a
experiência perceptiva e
cognitiva do usuário, possibilitando-lhe que elas sejam
compreendidas
com maior facilidade.
Finalmente, demonstra-se a viabilidade do ambiente Second Life como
suporte para micromundos
e para simulações capazes de disponibilizar a
experimentação com as
leis físicas alternativas,
segundo a proposta, nunca implementada de Papert, de 'micromundos da
física'.
Abstract
New realities in physics teaching. In this paper will be discussed
three possibilities for innovationin Physics Teaching, based on
available technologies and strategies. Initially, it is described an
experiment to revert the trend of students merely copying and pasting
(download) the already
existing material on the Internet when producing written materials to
adding (upload) new material to the collective human knowledge recorded
on Wikipedia. And then, it is presenteda proposal for a computational
strategy, by means of computational resources, for the
development of adaptive applications to the Information Visualization
with Augmented Reality
which allows converting data and presenting them visually to the user
by means of images or
other sensorial stimulats, especially in immersive environments, this
way it will increase the
and cognitive experience of the user and be clearly understood.
Finally, it is demonstrated the
feasibility of the Second Life environment as a support for microworlds
and simulations that
provide experimentation with alternative physical laws, in accordance
with Papert’s neverimplemented
physics microworlds proposal.
download
Referências
- ABELSON,
Harold; diSESSA, Andrea A. Turtle Geometry: Computations as a Medium
for Exploring Mathematics. Cambridge : MIT Press, 1981.
- ALEXANDRE,
D. S.; TAVARES, J. M. R. S. Factores da Percepção
Visual Humana na
Visualização de Dados. Atas do: CMNE 2007 –
Congresso de Métodos Numéricos em
Engenharia, XXVIII CILAMCE – Congresso Ibero Latino-Americano sobre
Métodos
Computacionais em Engenharia. Porto, 2007.
- AZUMA,
R. T. et al. Recent advances in augmented aeality. IEEE Computer
Graphics and
Applications. v. 21, n. 6, p. 34-47, [s.m.]. 2001.
- BARDIN,
L. Análise de conteúdo. Lisboa:
Edições 70, 1977.
- BAKHTIN,
M. Estética da criação verbal.
São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- ______.
Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. São
Paulo: Hucitec, 1999.
- BORBA, Marcelo Carvalho;
VILLARREAL, Mónica. Humans-with-media and the
reorganization of mathematical thinking: information and communication
technologies,
modeling, visualization, and experimentation. New York:
Springer-Verlag, 2005.
- BRETON, André.
Entretiens avec André Parinaud. Paris: Gallimard, 1956/1969.
- BRUSILOVSKY, P. Methods and techniques of adaptive
hypermedia. User Modeling and
User-Adapted Interaction. (Special issue on adaptive hypertext and
hypermedia), v. 6, n. 2-3,
p. 87-129, [s.m.]1996.
- BRUSILOVSKY, P. Adaptive
Hypermedia. User Modeling and User Adapted Interaction, v.
11. n. 1, p. 87-110, [s.m.]. 2001.
- CALVI, L.; De
BRA, P. AHA: An Open Adaptive Hypermedia Architecture. Atas da:
Proceedings of the 2nd Workshop on Adaptive Hypertext and Hypermedia
(HYPERTEXT’98), Pittsburgh, USA, 20-24 Jun, p. 5-11, 1998.
- CARVALHO,
A. M. A.; ROCHA, E. C. F.; FREITAS, W. M. Cultura Hacker e a
Colaboração
na Wikipédia. Anais do: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE
CIÊNCIAS DA
COMUNICAÇÃO INTERCOM, 2007, Santos/São
Paulo: Intercom - Sociedade Brasileira
de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,
2007.
- CHEN, C. Top 10 Unsolved Information
Visualization Problems. IEEE Computer Graphics
and Applications. v. 25, n. 4, p. 12-16, [s.m.]. 2005.
- CONKLIN,
Megan S. 101 Uses for Second Life in the College Classroom. Report.
Elon
University, Department of Computing Sciences, 2007.
- Da
SILVA, C. G. Considerações sobre o uso de
Visualização de Informação
no auxílio à
gestão de informação. Atas do: XXXIV
SEMISH – Seminário Integrado de Software e
Hardware. Rio de Janeiro, 2007, 2070-2084.
- DE
ARAGÃO, A. L.. Utilização de
aprendizado de máquina para adaptação
de estruturas em
hipermídia adaptativa. Dissertação
(Mestrado em Ciências da Computação e
Matemática
Computacional) ICMC - Instituto de Ciências
Matemáticas e de Computação -
Universidade
de São Paulo (USP). São Carlos, 2004.
- DE
BRA, P.; HOUBEN, G. J.; WU, H.. Supporting User Adaptation in Adaptive
Hypermedia
Applications. Online Conference and Informatiewetenschap. Rotterdam:
2000.
- DEDE, Chris. The future of multimedia:
Bridging to virtual worlds. Educational Technology.
v. 32, n. 5, p. 54 60, May. 1992.
- DO NASCIMENTO,
H. A. D.. Visualização de
Informação - Uma Abordagem Prática.
Atas
do: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de
Computação – XXIV JAI. UNISINOS. p.
1262-1312. São Leopoldo, 2005.
- DRIVER,
Rosalind. Changing Conceptions. In: ADLEY, Philip; BLISS, Joan; HEAD,
John;
SHAYER, Michael. Adolescent Development and School Science. p. 79-104.
London: The
Falmer Press, 1989.
- ECO, Umberto. Viagem na
Irrealidade Cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
- FEYNMAN, Richard Phillips. O Que é uma Lei
Física. Lisboa: Gradiva, 1989.
- GARCIA,
M. Download or Upload? The use of technology for higher education
learning and
management. Anais do: XXV JUBILEE WORLD BUIATRICS CONGRESS. Budapest:
July
6 11, 2008.
- HAVOK.Com, Inc. Havok Physics
Animation v. 6.0.0 PC XS User Guide. Dublin: Havok.Com,
Inc., 2008.
- KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade
Virtual e Aumentada: conceitos, projeto e
aplicações.
Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação,
Porto Alegre, 2007. Livro do pré-simpósio,
IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis,
2007, indicar as páginas inicial e
a final do artigo utilizado., v. 1, p. 2-21.
- KOYRÉ,
Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa : Dom Quixote, 1992.
- LEMOS,
André Luiz Martins. Ciber-Cultura-Remix. In:
Seminário “Sentidos e Processos”,
Centro Itaú Cultural, São Paulo, 2005. ago. 2005.
- LIVELY. Prereqs & Supported Systems: Run
Requirements. s.d..
- LSL Wiki. s.d.
- MADER,
S. Ways to use Wiki in Education. In: ______. Using Wiki in Education.
24 out.
2006, 12:00 UTC.
- PAPERT, Seymour. Micromundos:
incubadores para o conhecimento. In: _____. Logo :
Computadores e Educação. São Paulo :
Editora Brasiliense, 1985, pp. 148 164.
- PIETROCOLA,
Maurício. Construção e realidade: o
realismo científico de Mario Bunge e o
ensino através dos modelos.
Investigação em Ensino de Ciências.
Porto Alegre: v. 4, n. 3, p.
213-227 indicar a página inicial e a final do artgio,
[s.m.]. 1999.
- RIBEIRO, Luis Otoni Meireles; TIMM,
Maria Isabel; ZARO, Milton Antonio. Modificações
em Jogos Digitais e seu Uso Potencial como Tecnologia Educacional para
o Ensino de
Engenharia. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na
Educação. v. 4, n. 1, jun. 2006.
- RYMASZEWSKI,
Michael et al. Second Life : O Guia Oficial. Rio de Janeiro : Ediouro,
2007.
SANTOS, Renato P. dos. Virtual, Real ou Surreal? A Física do
Second Life. RENOTE: Revista
Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre:
UFRGS, v. 6, n. 2, dez. 2008.
- dos SANTOS, Renato
P. Wikificando a História da Física - A Web 2.0
na construção colaborativa
de conhecimento no Ensino. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na
Educação. Porto Alegre:
v. 6, n. 1, jul. 2008.
- dos SANTOS, Renato P. A
Wikipédia e a construção de
conhecimento no ensino de História
da Física. Acta Scientiae (ULBRA). Canoas: v. 11, n. 1, pp.
119-133 jan/jun. 2009.
- dos SANTOS,
Renato P. Second Life Physics: Virtual, Real or Surreal? Journal of
Virtual
Worlds Research. Vol. 2, nº 1, (special issue: Pedagogy,
Education and Innovation in Virtual
Worlds), Apr. 2009.
- SANTOS, Renato P. dos.
Second Life: modelagem matemática e
simulação computacional em
Ensino de Física. Anais do: V CIEM – Congresso Internacional
de Ensino da Matemática,
Canoas, 20 a 23 de outubro de 2010.
- SILVA, P. E.
C.; Da SILVA, P. F. P. Interfaces Adaptativas Aplicadas a Sistemas de
Informação
- Características Desejáveis. Revista
Abstração. Florianópolis: Ano 4, Ed.
2, p.1-7, nov. 2007.
- TEODORO, Vitor Duarte;
VIEIRA, João Paulo Duque; CLÉRIGO, Filipe Costa.
Modellus,
Interactive Modelling with Mathematics.
- VALENTE,
C. e MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na
Educação: o potencial revolucionário
das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
- WU,
H., HOUBEN, G.; De Bra, P. Supporting user adaptation in adaptation in
adaptive
hypermedia applications.
- ZORZAL, Ezequiel
Roberto et al. Ambientes Educacionais Colaborativos com Realidade
Aumentada. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na
Educação. Porto Alegre, Vol. 6, nº 1,
indicar a página inicial e a final do artigo, julho, 2008.
Voltar a Artigos Científicos.
Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Jul. 2021. Disponível em: <>. Acesso em: .
Voltar ao começo
desta página
Voltar à página principal de Física Interessante