Buffer

artigo
Second Life: modelagem matemática
e simulação computacional em Ensino de Física

artigo Second Life: modelagem matemática e simulação computacional em Ensino de FísicaSecond Life: modelagem matemática e simulação computacional em Ensino de Física. Apresentado no V CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática, Ulbra, Canoas, Brasil, 21/10/2010.

Resumo
A cada dia, mais e mais pessoas estão utilizando mundos virtuais como o Second Life para simular sistemas do mundo real, para reconstrução histórica, controle de equipamento físico, planejamento urbano, ensaios em engenharia, treinamentos médicos, militares, de vendas, visualizações científicas, entre muitas outras finalidades. Esses mundos virtuais agora começam a forçar sua entrada na sala de aula, tal como fizeram ao longo do tempo tantas outras tecnologias, com maior ou menor sucesso. Neste momento, o Second Life parece ser a plataforma mais promissora do mercado, embora novas tecnologias estejam expandindo o conceito de mundos virtuais e lançando nova luz sobre o que a Internet e o Ensino de Física podem vir a ser.
O objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade do ambiente Second Life como suporte para micromundos e simulações que disponibilizem a experimentação com leis físicas diferentes das newtonianas, tal como concebido por Papert há trinta anos.

downloadAdobe file (.pdf)


Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 18 Nov. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!