Buffer

artigo
O Second Life como plataforma
para micromundos físicos
para o ensino de Física

artigo 'O Second Life como plataforma para micromundos físicos para
o ensino de Física'O Second Life como plataforma para micromundos físicos para o ensino de Física. Apresentado no XVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação e publicado na RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, v. 9, n. 1, jul. 2011.

Resumo
O objetivo deste trabalho é utilizar a idéia da hiperrealidade da Física do SL para demonstrar a viabilidade do ambiente do SL como suporte para micromundos físicos e simulações que permitam experimentação pedagogicamente efetiva com sucessivas leis físicas, diferentes das de Newton, num referencial histórico-psicogenético piagetiano, tal como proposto por Papert trinta anos atrás. Após delinear a concepção de Papert de um micromundo físico e as implicações de algumas características do ambiente SL para seu uso como suporte de micromundos, será apresentado um relato detalhado da construção de um exemplo concreto de micromundo físico, um ‘canhão’ que pode simular duas teorias físicas diferentes para o movimento de um projétil: a mecânica newtoniana bem como sua predecessora, a Teoria do Ímpeto de Buridan, à escolha do usuário.

Abstract
The aim of this study is to pursue the idea of SL Physics hyper-reality to demonstrate the viability of the SL environment as a support for physical microworlds and simulations that provide pedagogically effective experimentation with successive physical laws different from Newton’s ones, in a Piagetian historic-psychogenetical framework, as proposed by Papert thirty years ago. After outlining Papert’s conception of physical microworld and the implications of a few specific features of the SL environment to its use as a support for microworlds, it will be presented a detailed account of the construction of a concrete example of physical microworld, a 'cannon' that can simulate two different physical theories for the projectile motion: the Newtonian mechanics as well as its predecessor, Buridan’s Theory of Impetus, at user's choice.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • ABELSON, Harold; diSESSA, Andrea A. Turtle Geometry: Computations as a Medium for Exploring Mathematics. Cambridge : MIT Press, 1981.
  • BESTEBREURTJE, Tom. Second Life : A model for applications - Generic Web support for serious games in Second Life and beyond. 18 p. Amsterdam : VU University, Nov. 2007. Disponível aqui. Acessado em: 29 out. 2008. 
  • BRETON, André. Entretiens avec André Parinaud, Paris : Gallimard, 1956/1969. 
  • BORBA, Marcelo Carvalho; VILLARREAL, Mónica. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking : information and communication technologies, modeling, visualization, and experimentation. New York : Springer-Verlag, 2005. 
  • BUNGE, Mario Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974. 
  • CONKLIN, Megan S. 101 Uses for Second Life in the College Classroom. Report. Elon University, Department of Computing Sciences, 2007. Disponível aqui. Acesso: 29 out. 2008. 
  • DEDE, Chris. The future of multimedia: Bridging to virtual worlds. Educational Technology, v. 32, n. 5, pp. 54 60, May 1992. 
  • DEDE, Chris. The evolution of constructivist learning environments: Immersion in distributed, virtual worlds. Educational Technology, v. 35, n. 5, pp. 46 52, July 1995. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • DIJKSTERHUIS, E.J. The Origins of Classical Mechanics from Aristotle to Newton. In: CLAGET, Marshall. Critical Problems in the History of Science. Madison : University of Wisconsin Press, 1969, pp. 163 184. 
  • DRIVER, Rosalind. Changing Conceptions. In: ADLEY, Philip; BLISS, Joan; HEAD, John; SHAYER, Michael. Adolescent Development and School Science. London: The Falmer Press, 1989. 
  • DUGAS, René. A History of Mechanics, Neuchâtel : Ed. du Griffon, 1955. 
  • ECO, Umberto. Viagem na Irrealidade Cotidiana. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1984. 
  • GUIDELINES for Educators. 30 jun. 2008. Disponível aqui
  • HAVOK.Com, Inc. Havok Physics Animation v. 6.0.0 PC XS User Guide. Dublin : Havok.Com, Inc., 2008. 
  • IRWIN, William (org). Matrix : bem-vindo ao deserto do real. São Paulo : Madras, 2003. 
  • KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa : Dom Quixote, 1992. 
  • LÉVY, Pierre. O Que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 
  • LIVELY. Prereqs & Supported Systems: Run Requirements. s.d.. Disponível aqui
  • LSL Portal. s.d. Disponível em: .Acesso em: 29 out. 2008. LSL Wiki. s.d. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • MEDEIROS, João. Doing physics in Second Life, Physics World, v. 21, fev. 2008.
  • PAPERT, Seymour. Micromundos: incubadores para o conhecimento. In: _____. Logo : Computadores e Educação. São Paulo : Editora Brasiliense, 1985, pp. 148 164. 
  • PIETROCOLA, Maurício. Construção e realidade: o realismo científico de Mario Bunge e o ensino através dos modelos. In: Investigação em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3. Porto Alegre, 1999. 
  • PLUTARCO. The Life of Julius Caesar. In: The Parallel Lives. (Loeb Classical Library), vol. VII, Cambridge: Harvard University Press, 1919. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • REIS, José Cláudio; GUERRA, Andréia; BRAGA, Marco: Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, Manguinhos, out. 2006. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • RIBEIRO, Luis Otoni Meireles; TIMM, Maria Isabel & ZARO, Milton Antonio. Modificações em Jogos Digitais e seu Uso Potencial como Tecnologia Educacional para o Ensino de Engenharia. RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, jun. 2006. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • RYMASZEWSKI, Michael et al. Second Life : O Guia Oficial. Rio de Janeiro : Ediouro, 2007. 
  • TEODORO, Vitor Duarte; VIEIRA, João Paulo Duque; CLÉRIGO, Filipe Costa. Modellus, Interactive Modelling with Mathematics. Disponível aqui. Acesso em: 29 out. 2008. 
  • WALKER, J. Through the Looking Glass. In: B. Laurel (Ed.). The art of computer-human interface design. Menlo Parkk, CA : Addison-Wesley, 1990, pp. 213 245. 
  • YAMAMOTO, Issao; BARBETA, Vagner Bernal. Simulações de Experiências como Ferramenta de Demonstração Virtual em Aulas de Teoria de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 23, n. 2, pp. 215-225, jun. 2001. 
  • ZORZAL, Ezequiel Roberto et al. Ambientes Educacionais Colaborativos com Realidade Aumentada. RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, Julho, 2008. Disponível aqui.

Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Jul. 2021. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos