Buffer

artigo
Etnofísica na Lavoura de Arroz
Um Estudo Preliminar

artigo Etnofísica na Lavoura de ArrozEtnofísica na Lavoura de Arroz : Um Estudo Preliminar . (com Bárbara da Silva Anacleto). Apresentado no XIII SSBEC - Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, Blumenau, SC: FURB, 2006.

Resumo
A Etnofísica na lavoura de arroz nos mostra como o conhecimento popular pode ser científico através de um enfoque etnofísico. A pesquisa compreende todos os passos da cultura arrozeira em uma fazenda no Rio Grande do Sul, desde a preparação do solo até a colheita, armazenagem e venda do produto. Os dados obtidos vêm da conversa com os trabalhadores, observação e questionários. A historicidade de um povo, de uma cultura, são bases para a evolução científica de uma nação, por isso investigar tais práticas nos faz perceber a relação entre e a física e a realidade, muito mais do que apenas uma rotina agrícola, esta pesquisa mostra a importância científica da atividade rural.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • ANSELMI, Renato Vanderlei. Arroz: o prato do dia na mesa e na lavoura brasileira. São Paulo: Ícone,1988. 
  • D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990. 
  • D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 
  • DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Editora Atlas, 1987. 
  • FORNASIERI FILHO, Domingos & FORNASIERI, José Luiz. Manual da cultiva do arroz. Jaboticabal: FUNEP, 1993. JORGE, José Antonio. Física e manejo dos solos tropicais. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1985. 
  • LECOMPTE, M. D., GOETZ, J. P. Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Ediciones Morata S.A., 1988. 
  • SILVA, Jaqueline Brandão da. A pesquisa etnográfica na construção de uma análise discursiva. Espaço científico, Int. Luterano de Ensino Superior de Santarém, vol. 4, pp. 33-43, 2003.

Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 7 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!