Buffer

artigo
A teoria Skinneriana de modificação de conduta funciona!

artigo A teoria de Skinner funciona!A teoria Skinneriana de modificação de conduta funciona! (com Ângela Gonçalves Delgado e Juliano Rodrigues Rocha). Apresentado no XIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da Ulbra, Canoas, 2007.

Resumo
Skinner focou suas teorias de aprendizagem na análise das condutas observáveis, em termos de reforços positivos (recompensas) e reforços negativos (castigos). Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada, podendo ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente, enquanto os reforços negativos consistem em ações que procuram reprimir uma conseqüência indesejada. Com base nessas idéias, Skinner criou a máquina de ensinar chamada de máquina de Skinner, consistindo em um sistema de estimulo e resposta. Nosso projeto se baseou nesses conceitos para a construção de um Sistema de Aprendizagem utilizando uma metodologia de apresentação visual, tendo como plataforma o aplicativo Microsoft Excel.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 6 ed. São Paulo: Ática, 1998. 
  • MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 
  • MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986. 
  • SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972.

Veja também

vídeo Skinner, Escolas e Máquina de Ensinarvídeo Skinner, Escolas e Máquina de Ensinar
Conheça um pouco da Teoria Behaviorista (Comportamentalista) de Skinner, apesar de tudo ainda bastante presente nas nossas escolas.

Voltar a Artigos Científicos.


Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante

Link para esta página:

e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!