Buffer

artigo
A teoria Skinneriana de modificação de conduta funciona!

artigo A teoria de Skinner funciona!A teoria Skinneriana de modificação de conduta funciona! (com Ângela Gonçalves Delgado e Juliano Rodrigues Rocha). Apresentado no XIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da Ulbra, Canoas, 2007.

Resumo
Skinner focou suas teorias de aprendizagem na análise das condutas observáveis, em termos de reforços e punições. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada, podendo ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente, enquanto os reforços negativos fortalecem a resposta pela retirada de um estímulo aversivo. Com base nessas idéias, Skinner criou a máquina de ensinar chamada de máquina de Skinner, consistindo em um sistema de estimulo e resposta. Nosso projeto se baseou nesses conceitos para a construção de um Sistema de Aprendizagem utilizando uma metodologia de apresentação visual, tendo como plataforma o aplicativo Microsoft Excel.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 6 ed. São Paulo: Ática, 1998. 
  • MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 
  • MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986. 
  • SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972.

Veja também

vídeo Skinner, Escolas e Máquina de Ensinarvídeo Skinner, Escolas e Máquina de Ensinar
Conheça um pouco da Teoria Behaviorista (Comportamentalista) de Skinner, apesar de tudo ainda bastante presente nas nossas escolas.

Voltar a Artigos Científicos.


Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante

Link para esta página:

e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!