Buffer

artigo
O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia de Bloom

artigo 'O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia de Bloom'. VIEGAS, Sílvio Cesar; dos SANTOS, Renato P.O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia de Bloom. NUNES, Sérgio da Costa; dos SANTOS, Renato P. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, Águas de Lindóia, SP, 10 a 14 de novembro de 2013. Anais. Belo Horizonte: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

Abstract
Tendo como base a abordagem teórica do Construcionismo, aplicada no processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo investigar a aplicação da teoria de aprendizagem construcionista em um objeto de aprendizagem (narrativa) construído com a ferramenta computacional Photo Story. A construção de narrativas é uma forma de imersão dos atores (alunos e professores) no ato de aprender, enriquecendo de sobremaneira o conteúdo e inovando a metodologia. Além do mais, ao final descreve-se uma experiência já realizada nesta modalidade inovadora de aprender, dentro da proposta construcionista. Os principais resultados demonstram que o ambiente educacional costrucionista interfere positivamente no nível de aprendizagem dos alunos, levando-os a apresentar níveis mais complexos de desenvolvimento cognitivo, apontado a ferramenta taxionomia de Bloom como adequada à avaliação de atividades de aprendizagem realizadas em ambientes educacionais construcionistas.

downloadAdobe file (.pdf)

Referências

  • BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA Maurício. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e Educacionais Antevistos. Canoas: Ulbra, 2010. 
  • BLOOM, Benjamin & KRATHWOHL, David. Taxonomy for Educational Objectives, Handbook 1: cognitive domain. Addison-Wesley, 1984. 
  • BLOOM, Benjamin, KRATHWOHL, David & MASIA, Bertram. Taxonomy for Educational Objectives, Handbook 2: affective domain. Addison-Wesley, 1999. 
  • GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 
  • PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 
  • PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986. 
  • PIAGET, Jean. The Grasp of Consciousness: Action and Concept in the Youg Child. Cambridge, Mass: Harvard University, 1976.

Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 19 Sep. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!